quinta-feira

2001 Uma Odisséia No Espaço

Cientistas de uma base lunar norte-americana descobrem na Lua um artefato de origem alienígena. Ao perceberem que o artefato se comunica com algo em um dos satélites de Saturno, organizam uma expedição para descobrir o que isso significa. O computador da nave, porém, dotado de alto grau de inteligência, apresenta problemas e não pretende ser desligado. Este livro foi concebido junto com o filme "2001 uma odisséia no espaço", embora tenha pequenas diferenças no enredo. Trata-se de uma maginífica discussão sobre as origens e o destino do homem e sobre sua identidade enquanto ser inteligente.

LEIA UM TRECHO:

A sugestão de Hal não podia ser considerada um erro; ele sabia muito bem que, uma vez Poole desaparecido, Whitehead tinha de ser reanimado. O que ele propunha era uma alteração no plano da missão; estava, portanto, a ultrapassar os limites da sua competência.
O que se passara antes podia não ter sido mais que uma série de acidentes; mas aquele era o primeiro sinal de motim. Bowman sentiu-se na corda bamba quando disse:
-Visto que se deu uma emergência, quero a maior ajuda possível. Portanto, passa-me o controlo manual da hibernação.
-Se continuas determinado a reanimar toda a tripulação, eu encarrego-me de o fazer. Não precisas de te incomodar.
Tudo aquilo tinha o ar de um pesadelo irreal. Bowman sentiu-se como se estivesse no banco das testemunhas, a ser examinado por um acusador hostil, sobre um crime de que não se apercebera - sabendo que, embora inocente, uma única escorregadela podia acarretar o desastre. -Quero ser eu a fazê-lo, Hal. Por favor, passa-me o controlo.
-Olha, Dave, tu tens imensas coisas para fazer. Deixa isto por minha conta. -Hal, muda para controlo manual da hibernação.
-Pelo tom da tua voz, Dave, sei que estás muito preocupado. Por que não tomas um sedativo e não descansas um pouco?
-Hal, sou eu que comando esta nave. Ordeno-te que me passes o controlo manual da hibernação.
-Desculpa, Dave, mas de acordo com a sub-rotina especial C1435-Travessão-4, que diz: «Quando a tripulação morrer ou estiver incapacitada, o computador de bordo deve assumir o comando», fim de citação, sou obrigado a anular a tua autoridade, visto que não te encontras em condições de a exercer com inteligência.
-Hal - disse Bowman, com uma calma gelada. - Não estou incapacitado. Ou obedeces às minhas instruções, ou sou obrigado a desligar-te.

Clique AQUI para baixar o livro!

Nenhum comentário: