quarta-feira

Laranja Mecânica

Chocante, soberbo, majistral, inteligente, fantástico, controverso! Essas são apenas algumas palavras que descrevem esta obra de Anthony Burguess, que esteve tão à frente em seu tempo. Para os desavisados, este livro narra a trajetória de um jovem conhecido como Alex. Líder de uma gangue, a vida para Alex se resume a Beethoven, violência e sexo. Até que uma incrível reviravolta ocorre em seu destino.
O livro utiliza, através da narração de Alex, em muitos momentos uma linguagem própria, mas não se assuste, você pode consultar o glossário contido no livro, embora lendo e interpretando a linguagem como lhe convém, a descobrindo aos poucos durante o livro, faz com que sua experi6encia durante a leitura seja única.
Para quem viu o filme e acha que nào precisa ler o livro, um aviso: o livro possui um final diferente do filme e diversas partes que não constam no filme. e pensar que Burguess escreveu este livro apenas para gerar uma renda à sua esposa quando viesse a falecer vítima de câncer, algo que não aconteceu. Mas isso é outra história...

LEIA UM TRECHO:

"...Eu me vi de quatro, tentando me levantar e dizendo: "Feia, feia, feia!", e ela continuava toque toque dizendo:
"Seu piolhozinho de favela, invadindo casa de gente de verdade!" Eu não gostei dessa igra de toque toque, então agarrei a ponta da bengala dela, assim que desceu de novo, e aí ela perdeu o equilíbrio e tentou se firmar na mesa, mas quando a toalha da mesa caiu com uma jarra de leite e uma garrafa de leite que primeiro ficou de porre e depois espalhou esploche branco em todas as direções, aí ela caiu no chão grunhindo: "Seu amaldiçoado, você vai sofrer." Agora, a gataria estava aterrorizada, correndo e pulando em pânico, uns botando a culpa nos outros, dando toltchoques de gato com a lapa e ptaaaaá e grrrrrrr e crrrrrrac. Eu me pus em cima dos nogas e lá estava aquela horrenda forela estarre vingativa com os gravetos tremendo e grunhindo enquanto tentava se levantar do chão, então eu lhe dei um pontapé bem ,malenque no litso e disso ela não gostou, gritando "uaaaaá", e videavase o seu litso enodoado e cheio de veias ir ficando violáceo no lugar onde eu acertei o noga..."

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR ESTE LIVRO

Nenhum comentário: