O que normalmente se aceita como História não é o que de fato aconteceu, mas o que foi escrito. E o relato histórico é feito pelo vencedor, um homem comprometido politicamente, quase sempre de uma época em que as mulheres valiam menos que o gado. A jornalista, professora e escritora Maureen Paschal se pergunta como seria o mundo se tivesse sido possível para Maria Antonieta, Joana d'Arc, Lucrécia Bórgia, Maria Madalena e outras mulheres tomar as rédeas do destino, vencer suas guerras e contar a História sob seu ponto de vista. Na intenção de escrever um livro que faça justiça a tantas personalidades femininas difamadas por razões políticas ao longo dos milênios, Maureen corre o mundo em busca de documentos raros que contradigam a História oficial. Pesquisadora séria que é, ela só leva em conta provas materiais, documentadas e autenticadas, desprezando lendas e crenças religiosas. Até o momento em que se torna impossível ignorar o fato de que há vozes que só ela escuta e pessoas que apenas ela vê. Maureen precisa deixar seu ceticismo de lado e seguir os sinais que lhe são apresentados.
A pesquisa de Maureen a leva a Jerusalém, onde ela pretende localizar documentos que a ajudem a escrever o capítulo que dedicará a Maria Madalena em seu livro. E é perambulando pelas ruas da Cidade Santa que a pesquisadora se sente estranhamente atraída por um anel, exposto num antiquário. A pequena jóia ostenta um disco de cobre do tamanho de uma moeda, com nove pontos dispostos em torno de um círculo central. O padrão lhe parece familiar. Talvez seja uma representação dos nove planetas a gravitar em torno do Sol. Mas como o anel tem 1.500 anos, segundo o vendedor, ele é anterior à descoberta do sistema solar. Ou será que alguém, naquela época, teria condições de supor que a Terra não fosse o único planeta existente? E que existiam exatamente outros oito planetas por perto? E que o Sol era o centro de tudo isso? Impossível – é o que dizem os livros.
O fato é que Maureen não consegue tirar os olhos desse anel, que se ajusta ao seu dedo com a perfeição de uma jóia feita sob encomenda para ela. A peça não está à venda e, se estivesse, custaria muito caro. Mas o vendedor a dá de presente a Maureen, que fica desconfiada de tanta generosidade. Ele explica: "Esse anel me foi confiado até que encontrasse a mão certa, a mão para a qual ele foi feito. Descubro agora que é a sua mão. Não posso vendê-lo a você porque ele já é seu. Um dia, você vai compreender. Por enquanto, fique com o anel."
Clique no link abaixo para fazer o download!
Nenhum comentário:
Postar um comentário